27 maio 2008

Mitologia - Apolo






Des de pequeno eu me interessei por mitologia
Com certeza essa foi a influencia mais amrcante da minha mae sobre a minha criaçao talvez, enfim des de pekenininho ela me criou e me poz pra durmir com historias sobre os herois gregos, o panteon de deuses, alem de filmes antigos classicos com efeitos especiais em StopMotion(tipo Hercules, Ulisses, Jasão e os argonautas, Velo de ouro ...) que contavam as lendas do povo do mar Adriatico.


Alias foi dessa forma que eucomecei a gostar e me interessar mais por
historia na escola! Alias quando eu era menor eu sonhava em ser Arqueologo! Escavar, decobrir ciilizaçoes falar linguas antigas! Ta eu assumo que tambem fui muito influenciado pelos filmes do Indiana Jonnes que meu pai locava e eu assistia nao importava kuantas vezes! (PS: ontem eu fui conferir o novo filme! acho que ficou muito longe de ter o charme dos antigos, trailer aqui pra quem ainda nao )conferiu)




Enfim, dentre os deuses e herois gregos, eu sempre gostei muito do Apolo. Primeiro por que ele era um dos poucos deuses gregos que nao tinham o nome com "H" no inicio(Hera, Hades, Hesfesto, Hipolita.. etc), e segundo porque ele tinha uma sorte de coisas legais de que era patrono, na mitologia, é Apolo, o deus da Luz e dos oráculos, Da beleza, deus que tudo vê e que tudo mostra, e da musica(Ele era conhecido como o Musagetes, lider das Musas) alem disso ele era o Deus Sol, - O Phebo(calma la tem sempre uma confusao, Apolo nao era o sol! Helios era o sol propriamente dito)
Enfim que o Sol rege o signo de Leão, sendo assim Apolo e o regente do signo de leão, o que transporia muitas de suas caracteristicas aos nascidos nesse signo. E eu como leonino posso ser convencido arrogante "cruel" e egoista, da mesma forma que posos ser bondozo alegre divertido carinhoso e amoroso.
Apolo tinha uma natureza intrinsicamente dual e dividida, podendo por um lado, trazer a boa sorte e afastar o mal, enquanto por outro lado ele podia dar origem a desastres. Foi Apolo quem lançou a peste no acampamento dos gregos em Troia guiou a flecha mortal de Páris que atingiu Aquiles.






Apolo dentreos deuses gregos foi o que mais sofreu desventuras amorosas. De acordo com a historia, que Afrodite, a deusa do Amor, o condenou a ser infeliz e incorrespondido porque ele, anunciando o dia com sua luz,acabou por mostrar-la em pleno leito de amor com seu amante Hares! Sendo assim os regidos por apolo, tendem a herdar essa carcteristica e ter uma vida sentimental complicada, nem sempre facil, ou mesmo inexistente!


Apolo tem seu culto na Grecia des dos primordios da civilisaçao. Sendo que seu culto espandiu -se para inumeras partes da Azia Menor e Europa. Era filho de Zeus e Leto, que foi seduzida por Zeus e foi obrigada a se esconder da ciumenta Hera(Mulher de Zeus e rainha dos deuses! há) que a perseguiu através de toda a Terra. Ela conseguiu refúgio na ilha de Asteria(Tipo que Hera ordenou que nada nem ninguem na terra desse abrigo pra ela!), onde deu à luz Artemis e logo depois ao gêmeo Apolo.





Na realidade, nem seu nome nem sua origem podem ser definitivamente explicados. De qualquer modo, parece certo que ele não era um deus originalmente grego, tendo derivado dos hiperbóreos no norte longínquo ou dos habitantes da Ásia Menor(possivelmente da Lícia).


Existem diversas formas e representaçoes de Apolo feitas na antiguidade. Inicialmente, ele era representado como um homem velho e barbado, mas a partir da expansao de seu culto para Roma e afins, passou a personificar o ideal de beleza masculina, na forma de um jovem tocador de cítara desnudo(esses gregos tinham cada fetishe!). Aqui eu escolhi pra representaçao, imagens do ultimo filme dos Cavaleiros do Zodiaco, que na verdade nem impolga muito nao! mais tem graficos bastante bacanas! Alem da caracterizaçao do Apollo que ficou muito bacana e nem tao afetado como alguns personagens do desenho!




Pra quem quiser conferir imagens de suas representaçoes antigas
cliquem aqui e aqui e mais aqui.
Aqui, como devia ser o Oraculo de Delfos na epoca de apolo, e aqui como se encontra o oraculo de Apolo atualmente.


Aqui, na Wikipedia, da pra saber qual planeta e o correspondente do seu signo, dai como o nome dos planetas sao os nomes dos deuses romanos - e os deuses romanos sao os mesmos que os gregos(so que com os nomes em latin) dai e so fazer a ligação, tipo:
Netuno - posseidon
Júpiter - Zeus
Marte - Hares
Vénus - Afrodite
Lua - Ártemis(PS: ela e irma do Apolo)


E por ai vai!





Joao
:)

Um comentário:

DANILO NOVAIS disse...

Ai ai aia.. nunca fui fã ávido de Cavaleiros do Zodíaco....


Nem curto tanto assim...

mas mas mas, alguns epis são legalzinhos...


prefiro Yu Yu Hakushô ou Dragon Ball!


;D