04 junho 2009

Heróis de Infância

E engraçado quando voce e criança.
Voce busca figuras de referencia por onde você vai. Voce ta crescendo e quer ser como tal pessoa andar como tal amigo e falar como akele primo mias velho que voce não sabe porque voce adimira.

Eu tive um ou dois amigos que me influenciaram assim... Mais eu nunca fui o cara popular da escola[tá eu sempre tava brincando porque eu tinha o maior quintal da rua e com varias arvores pra mulecada se esbaldar], entao minhas referencias acabaram chegando por uma janela que se abriu des de muito cedo. Incentivada pelos meus pais que nao paravam de assistir filmes[desocupados].


E no minimo curioso chegar a minha idade, e rever os filmes que me marcaram quando criança, aquela nostalgia - não risca isso, é um sentimento estranho... Como se você tivesse caindo... mais continua parado no mesmo lugar - como um friozinho na barriga mais foderoso*

E estranho olhar mais atentamente e perceber que os meus dois maiores heróis da infância, um morreu antes mesmo deu me entender por gente - antes mesmo deu saber que existia uma morte e que ela poderia me encontrar.



Jonathan Brandis em A historia Sem Fim II - O segundo capitulo[The NeverEnding Story II: The Next Chapter] - foi um desses. O filme em si não e lá muito memorável, mais marcou minha visão do mundo como criança, a forma mágica e ate inocente de ver a vida e as outras pessoas que me cercavam, e que digamos atrasou um pouco meu crescimento[o que eu não acho realmente de todo ruim] - no filme Jonathan Brandis Bastian Balthazar Bux, garoto que descobre um livro fantástico que o transporta para o mundo de "Fantasia" de onde todos os sonhos e esperanças humanas são nascidos. E um livro excelente, de prosa ótima e que trabalha com o psicológico de forma incrível. Enfim o filme me deu os valores altruístas e heróicos que toda criança sonha e precisa pra se formar como um adulto digamos... melhor.





River Phoenix em Conta comigo[Stand By me] - o segundo e talvez mais importante, River Phoenix que criou em Chris um dos personagens infantins mais interessantes em estruturados e criveis ate hoje. E e dessa relaçao de Chris seu personagem com o amigo Gordie, que marca de forma especial minha infancia fazendo esse filme parte de um dos que mais marcou incluindo minha pré-adolescência[hoje eu ainda assisto e me surpreendo]. O personagem moldou minha visão sobre família, amizade, companheirismo, lealdade e de certa forma realidade, cosias que eu só entenderia mais tarde. De uma forma sutil me acabou me preparando para os solavancos que a vida em sociedade traz. E mostrando que a vida segue mais nem sempre a amizade segue junto, e à quem amamos hoje, e que nos ama, pode não estar mais aqui amanha. E um filme filme é baseado num romance de Stephen King é excelente é precisa ser visto, mais de uma vez para ser compreendido em todas as suas camadas e nuances.


River Phoenix morreu em frente à boate “Viper Room”, que pertencia a Johnny Depp, por uma overdose de cocaína misturada com heroína em 1993 - sua carreira estava entrando nos eixos do sucesso, com os papeis em "My Own Private Idaho"[Alias tem alguma coisa sobre no post aqui em baixo, em onde foi cotado novamente para o Oscar mais não foi indicado...] em "Indiana Jones e a Última Cruzada"[fazendo papel do Indi jovenzinho] e logo iria fazer o papel de entrevistador em "Entrevista com o Vampiro" - mais acabou falecendo antes das filmagens....



Jonathan Brandis - seguiu com sua carreira da mesma forma, tornando -se idolo Teen no seriado de ficção científica "seaQuest DSV" produzido por Steven Spielberg, estrelou um filme com Chuck Norris "Sidekicks"(Unidos para Vencer), foi considerado para protagonizar Anakin Skywalker em "Guerra nas Estrelas II - O Ataque dos Clones" mais acabou não sendo escolhido, logo apos sua participaçao no filme "Cavalgada com o Diabo" de Ang Lee foi cortada, e logo depois sua participaçao em "A guerra de Heart" com Bruce Willis e Collin Farewel tambem foi cortada. Em 12 de Novembro de 2003, apos um jantar com amigos ele acabou se enforcando em seu próprio apartamento.



E intrigante quando você "descobre" que seus dois maiores heróis de infância, morreram, e em ocasiões trágicas. Acaba se tornando um estranho paralelo pra vida adulta, e o que deixamos pra traz ao entrarmos nela. E como se os valores que foram transmitidos por seus personagens, de alguma forma tivessem sido mortos da mesma forma, e um sentimento estranho, algo como se um muro passasse a envolver a sua infância e as boas memórias, e como se você se desse conta de que realmente e algo que foi e não tem mais volta.

E uma pena em um mundo que cada dia me assusta e me deixa perdido cada vez mais...

Nenhum comentário: