12 maio 2009

AGORA* - do Alejando Amenabar

Saiu o trailer do novo filme do Alejando Amenabar[Diretor de “Os Outros” e “Mar Adentro” dentre outros], que propõe uma historia muito interessante! E que já me cativou com o trailer, e me fez ficar louquinho pra ver.


Adorei o poster, com a ilha de Pharos e o farol de Alexandria ao fundo. E tão mistico e contemplativo! [kkkkkkk]


O filme conta a história em torno da astróloga e filósofa Hypatia de Alexandria [Rachel Weisz, atriz que eu muito gosto], que foi uma estudiosa grega de Alexandria no Egito, considerada a primeira mulher grande na área da matemática, mas que também ensinou filosofia e astronomia. Ela viveu no Egito já dominado pelos romanos[Apos aquela historia que todos nos conhecemos de Cleópatra e Marco Antonio Etc...] romano, e que acabou sendo morta por eventos desencadeados pela recente expansão de uma seita nova que pregava contra todos os ensinamentos conhecidos ate então[Se voce arriscou os Cristãos "Pooooonto positivo"].

Por sua luta para tentar salvar a sabedoria adquirida pelo mundo antigo, ela muitas vezes foi aclamada como uma "brava defensora da ciência contra a religião". Ah, e alguns sugerem que o seu assassinato marcou o final do Periodo helenístico.

Trailer:




Aniway, falemos do filme. O [Teaser]trailer me passou a idéia de um filme de época[Não um épico] bem inusitado e bem dirigido[O que eu bem espero do Amenabar].
Sem contar o tamanho da produção que impressiona muito, a cidade de Alexandria foi construída em partes na Ilha de malta, [Fotos aéreas dos sets clicando aqui.]e o tamanhos dos sets são incríveis. sem contar a direção de arte que ta de cair o queixo.

Fotos aqui:








sem contar que minha mente viaja nas possibilidades filosóficas que podem ser exploradas nesse projeto [Ciência x Religião] - Alexandria centro do conhecimento do mundo antigo [Antiga Biblioteca de Alexandria, alguém?] - E olha que nos só podemos especular quanto foi perdido por radicalismos religiosos durante a historia.


PS1: O Titulo "Agora" vem do grego e eram as praças e mercados centrais dos gregos e romanos
PS2: O titulo antigo era "Mists of Time" - eu também gosto desse
PS3: O filme tem data de estréia original prevista para 2 de setembro de 2009. Nos Estados Unidos...

Nenhum comentário: