24 outubro 2008

A lenda dos anos oitenta!

Dessa vez meu fim de semana começa mais cedo, mias precisamente começaria hoje!
- Aniversario de Goiânia sexta, depois terça e quarta feriado também - enfim, porem por motivos de força maior - BOLO - estou mais uma vez preso dentro de casa!
E como não a remédio pra isso, vamos lidar com isso da melhor maneira possível, ou seja, descontando tudo em postagens no blog!


Então o filme de hoje e um super ultra mega lançamento de 1985 - O.o oi? - do cultuado diretor Ridley Scott - Gladiador, Cruzada (Reino dos Céus), Blade Runner, dentre outros - "A LENDA" (Legend)







Estamos nos anos 80 - Realiza minha gente - o Hype era maquiagem masculina, cabelos armados, digo BEM armados mesmo, calças legg comandando, roupas coloridas, muita renda ao estilo madona, etc., E no meio desse caldeirão fervulhante de tendências e coisas - muito - duvidosas, surgiu uma onda no cinema que fez a alegria de muitos pirralhos como eu, a onda dos Filmes de fantasia. - quem me chamar de velho leva tiro -


Com essa nova onda em Hollywood surgiram obras como "A Historia Sem Fim", "Labirinto", esse com o David Bowie, sem contar outros inúmeros filmes que não eram propriamente de fantasia mais que no terreno do fantástico - Os Goonies OS Greminlins, O Rapto do Menino Dourado etc.- encantaram milhões de gurizinhos remelentos nas poltronas da seção da tarde durante as ferias.






Mais aconteceu algo diferente quando Ridley Scott, pois as mãos em A Lenda, o diretor conhecido ja mundialmente, por ser "O homem do visual" no cinema, nao teve tanta sorte ao se meter no reino dos contos de fada.
Enfim o filme foi lançado em 1985, nos EUA e foi um grande e estrondoso fracasso de bilheteria - Opa quase afundou com a carreira de Tom Cruise, que estava no inicio - mais vamos aos fatos:
A historia e sobre o embate clássico entre o bem e o mal - o que mais crianças esperam ver?! - Jack(Tom Cruise), é um jovem apaixonado pela princesa Lilli(Mia Sara). Quando decide mostrar para ela os unicórnios e esta comete o erro de tocar num deles, liberta um se maligno (Curry) que deseja destruir tudo e devolver as trevas ao mundo, ele acaba por seqüestrar a princesa, e a leva para seu reino de escuridão onde pretende torna-la sua noiva. Jack, então, tenta salvar o mundo e resgatar a princesa durante o processo, com a ajuda de duendes e outros seres mágicos da floresta.





"A Lenda" teve um orçamento de 22 milhões de dólares - caríssimo pra época - e sua bilheteria não conseguiu ao menos pagar o filme, arrecadando pouco mais de 15 milhões de dólares nos Estados Unidos. Agora, porque dedicar um post a um filme que teve um fracasso tão grande?
O diretor, juntamente com toda a equeipe, sofreu enorme pressão durante as filmagens e montagens do filme, o estúdio não acreditava que algo tão "exótico" poderia atrair publico para os cinemas. Pressionado o diretor teve que alterar toda a sua visão do filme, tirando o fico do filme que inicialmente seria pseudo infantil, focando nos adolescente, atraindo esses com o novo astro em atenção Tom Cruise, ate mesmo a impressionante trilha sonora composta pelo maestro Jerry Goldsmith, foi trocada as pressas! - Somente em alguns paises a versão com a trilha do maestro foi liberada -

O resultado foi desastroso, o filme ficou péssimo e aleijado, nada foi realmente bem aproveitado, e tudo acabou se perdendo em uma bilheteria fraca.


Nao que isso tenha tido importancia para mim quando pequeno, por que eu fui arrebatado pela hsitoria e pelo visual fntastico do filme.
Mais eis que surge o DVD para salvar a reputação do filme entre os adultos, caso vocês ano conheçam a famosa "director's cut", - Edição do diretor - um recurso muito utilizado pelo Ridley Scott, e por outros diretores quando não conseguem atingir o Maximo do que um filme podia render no cinema. No caso de A Lenda, pode se notar uma versão muito diferente do que Ridley Scott propôs nos anos oitenta e que foi para os cinemas. Nesse caso menos "aventura" e, mais fantasia, historia, o diretor se aproveita da trilha composta por Jerry Goldsmith(A trilha que foi para os cinemas nos EUA foi uma trilha eletrônica composta pelo grupo Tangerine Dream) e, em vez de uma historia de um menino se tornando homem - Tom Cruise - vemos a ótima personagem de Mia Sara tomar o centro da aprendizagem na historia, sua personagem que no inicio e uma mistura de inocência com perversidade infantil, que exerce joguinhos de amor para assegurar seu poder de influência sobre os homens, impondo sua arrogância e inconseqüência, porem no final para Lilli e Jack “A Lenda” acaba mostrando que todos nos temos nossa chance de redenção.





Enfim se vale conferir?
Claro que sim, o filme tem uma incrível direção de arte, uma excelente maquiagem - você fica se perguntando como eles criaram os personagens em plenos anos 80 sem computação - possui uma ótima fotografia também, sem contar a inacreditável para não dizer amedrontadora, interpretação e caracterização de Tim Curry, que acabava de sair de outro filme dos anos oitenta que viria a se tornar cult supremo The Rocky Horror Picture Show -- joguem no YouTube.


Logo abaixo vocês podem conferir o trailer original de 1985:


Nenhum comentário: