08 junho 2008

Paranoid Park


Se há diretor que nos últimos anos tem se destacado por uma carreira bastante interessante, construída entre filmes independentes e algumas filmes grandes a la Hoolywood, esse alguém é Gus Van Sant, que nos últimos 10 anos tanto foi indicado para o Oscar, assinou a refilmagem de Psicose(am... acho que essa bem foi uma grande derrapada), alem de conquistar a Palma de Ouro em Cannes com filme sem estrelas e feito totalmente à margem da grande industria de cinema, Elephant. Os mais recentes filmes do realizador americano têm enveredado pela onda indie, quase desiludida e Paranoid Park surge como mais um exemplo(belíssimo na verdade) desse estilo que Van Sant tem criado.


O livro de Blake Nelson, em que se baseia a historia é uma espécie de conto noir sobre um crime acidental(acidental? Talvez quem sabe!), mias o filme não seguq por muito
Mais ao desenvolver o tema do filme , o diretor acabou por criar algo sentimental e muito pessoal, e o que daí resultou foi mais um olhar desencantado mas ainda assim sensível sobre o desencanto juvenil, fato que não acontece apenas nos Estados Unidos como em todo resto do mundo, Seguindo essa proposta o diretor vai quebrando as propostas do gênero que começou por explorar, revelando aos poucos a historia e os acontecimentos do tal crime, mais sem nunca revelar tudo ate o final.

Mas a essência do filme esta em seu protagonista, o jovem Alex (interpretado pelo estreante Gabe Nevins), e naquilo que ele esconde por por traz de um olhar perdido, que tanto capta o desencanto do mundo dos adultos. No fundo mesmo, o problema de Alex é bem maior do que esse, de encontrar o seu lugar no mundo.

E, são estes pedaços da vida que o filme de Van Sant se prende, tentando captar a essência de cada personagem e criando essa linguagem cinematográfica tão própria, deixando a sua sugestão de enredo sempre em plano secundário. Varias vezes a camera limita- se apenas a observar os atores e suas conversas(ate irrelevantes para a historia), mias que aos poucos revela imagens peticas.

E um filme sobre amadurecimento e sobre crescimento, e como e difícil crescer e enfrentar os problemas dessas faze, ainda mais lidando com problemas de terceiros.(como pais amigos cachorro papagaio etc.)
Vale a pena conferir.


Trailer aqui.

2 comentários:

@rainervinicius disse...

blah..
não tem graça eu comentar neste post!
:R

aeuheuaheau

DANILO NOVAIS disse...

Nossa, olha, sabe q assisti esse filme ONTEM e não gostei!


Quer dizer, eu gostei, mas ele não é tudo o que dizem...

A começar pela atuação do ator principal, o qual não convence nem um pouco, não passa emoção, é inexpressivo, não senti o drama de alguem que matou uma outra pessoa...

Acho q o filme é muito bem dirigido, a história em si é otima, mas a idéia não foi bem desenvolvida..

No geral, o que faltou no filme foi mais a emoção, o choro, o drama, a loucura, enfim, todos esses sentimentos q pra mim, pelo menos, passaram despercebidos...

Enfim..

=*