03 junho 2008

Ensaio Sobre a Cegueira





Lembra quandno eu falei aqui sobre o novo filme
do diretor Fernando Meireles?! Nlindness, O filme uma adapataçao do livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, do Portugues José Saramago, finalmente estreiou em Cannes!

O livro e uma super obra extremamente elogiada mundo a fora e considerada inadaptavel para o cinema! Antes da exibição para o público, o novo filme do diretor já tinha sido exibido para alguns convidados e jornalistas presentes do evento e dividiu a opinião da crítica.




Seguindo, vejam o que as principais agências de notícias e criticos comentaram sobre Blindness - “Ensaio sobre a Cegueira”.



"France Presse

“Metáfora da sociedade humana, de um suspense angustiante, o filme de Meirelles faz do espectador uma testemunha da violência e o convida a refletir sobre o ser humano e seus mais baixos instintos, além da sua capacidade de amar e seu senso de responsabilidade.
Contudo, em meio a esta violência extrema e de caráter quase apocalípticos da história, Meirelles encontra momentos para expressar ternura e até mesmo humor”.

Ansa

“O filme de abertura do 61º Festival de Cannes e último trabalho do diretor brasileiro Fernando Meirelles, ‘Blindness’, recebeu poucos aplausos da platéia após a sua projeção.
Em uma sala lotada, jornalistas assistiram ao filme com atenção e de forma silenciosa”.






Reuters

“A escolha de ‘Ensaio sobre a Cegueira’ para abrir Cannes é adequada para uma edição que privilegia o cinema sul-americano”.

“Fernando Meirelles disse que abrir o festival de Cannes é uma honra e também uma pressão, mas acrescentou: ‘Para ser franco, acho que este não é o melhor filme para abrir um festival’”.

Efe

“Gravado em inglês e japonês, a maior parte do filme foi rodada em São Paulo para não mostrar um perfil de cidade reconhecível. Trata-se de uma produção que mostra até onde o ser humano pode chegar em situações extremas, algo que não é nenhuma novidade, pois já explorado em outros filmes.
Apesar do bom planejamento, montagem e atuação, o filme tem uma trilha sonora pouco adequada, uma história mais previsível do que deveria e um roteiro que parece buscar uma justificativa moral para as ações dos personagens”.





“… A originalidade do grande romance de Saramago não é explorada por Meirelles, que fez um filme inspirado na estética de ‘Filhos da esperança’, de Alfonso Cuarón, e que também lembra “Babel”, de Alejandro González Iñárritu, com sua mistura de nacionalidades, raças e idiomas.

Com uma estética futurista-catastrofista, fruto de um bom trabalho de ambientação, ‘Blindness’ explora o pior do ser humano, mas sempre deixando um grande resquício de esperança”.

Fonte: Folha"

Nenhum comentário: