09 dezembro 2008

The One Ring



Eu -e mais alguns milhões de pessoas no resto do mundo- sempre adorei a forma que o J.R.R. Tolkien descrevia os cenários, pessoas, objetos e lugares da terra media. Mostrava a paixão que ele tinha para com aquilo que ele tava escrevendo, sem comentar da criatividade e da poesia que ele impunha nas frases....

Uma das coisas que eu mais gosto no Senhor dos Anéis, são as poesias que ele criou e inseriu no decorrer do livro, e que felizmente acabaram terminando nos filmes como parte da trilha sonora -Se você nunca conferiu a trilha do Senhor dos Anéis pelo Howard Shore corre logo atrás minine-


Enfim antes de ter pego pra ler, e antes mesmo de saber quem era o Sauron e mesmo confundir esse com o Saruman, a inscrição do anel sempre me chamou a atenção, e tão simples e tão completa, eu fico pensando, quantas vezes ele deve ter sentado e reescrito, pra ficar do jeitinho bonitinho que precisava... -Ou quem sabe veio na primeira sentada, sabe como são os gênios neh?-


Enfim, pra quem não conhece -Sera que tem alguém?- aqui segue o poema que apresenta o anel, no livro e no filme

"Três anéis para os Reis - Elfos, sob este céu,
Sete para os Senhores - Anões em seus rochosos corredores,
Nove para os Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sobras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam."








A inscrição do anel se resume a apenas dois versos:
No lado Externo: "Um Anel para todos governar - Um Anel para encontrá-los"
E no lado interno: "Um Anel para a todos trazer - E na escuridão aprisioná-los"

Que soariam mais ou menos assim na Língua Negra de Mordor:
Ash nazg durbatulûk, ash nazg gimbatul, ash nazg thrakatulûk, agh burzum-ishi krimpatul.


E só tentar falar em voz alta que você vai reconhecer o som que sempre e escutado nos filmes quando o anel se manifesta! -muito bacana-


Enfim que acho que eu já superei minha cota nerd* de hoje, então ate a próxima meus caros.

Nenhum comentário: