12 agosto 2008

Desejo e Reparação: Elegy for Dunkirk

Hoje eu bem me encontrei sem mais o que fazer do que normalmente acontece.
ou seja minha vida anda bem mais tediosa que o normal, ate ai tudo bem, eu já decidi que vou viver a minha vida igual a Amelie Poulain, solitário porem criativo, imaginativo mágico, alegre e feliz etc.

Ok, ouvindo hoje a trilha do "Desejo e Reparação"(Atonement) Do Dario Marianelli, que enfim que pro sinal e ótimo compositor e fez uma trilha ótima, chegando na faixa de numero 10 - Elegy for Dunkirk, que carrega elementos que aparecem na tela, como o coral dos soldados que cantam em meio a destruição e a evacuação no fim da Segunda Guerra e tal.
Dai que há sempre, em todos os filmes uma cena, um diálogo, uma imagem que acaba por nos marcar e nos faz lembrar do determinado filme. Uma que acaba por se elevar acima das outras ou que, por alguma razão, nos diz mais do que as outras. De Desejo e Reparação, embora possa lembrar de inúmeras outras cenas, imagens, e diálogos, há algo de que não sai da minha lembrança. Tipo em alguns anos quando o filme já tiver passado numa tela quente da vida (por favor, assista legendado, confiram os sotaques, e as entonações originais): "O Desejo e Reparação e muito bom. Agora aquele plano da praia...Valha-me deus!".





Ta pra quem, já ao menos teve uma noção de audiovisual, na faculdade ou em algum cursinho e tal, conhece o famoso "plano-sequência" que e o registro de uma cena sem cortes e tal, (eu bem tentei fazer um trabalho na facul filmando nesse estilo pensando que ia ser mais fácil! Me fodi). Enfim as imagens em questão são nesse mesmo plano-seqüência no qual o diretor cobre, atravessa e rodeia os soldados desembarcados na praia de Dunquerque(Dunkirk- tem ate nome em português por que foi meio que um marco na Segunda Guerra) sempre cruzando caminho com o protagonista Robbie(James McAvoy) e terminando (uns bons minutos depois, mis ou menos uns 6) como começou. Com uma vista geral sobre a praia

O filme poderia ser só mais uma história de amor bem melosa de proporções épicas mas é a forma que Joe Wright conduz se filme muda totalmente esse tom. Cenas clássicas, elegantes e de muito bom gosto, como ele vem revelando saber fazer como ninguém, acompanhadas de uma trilha sonora incrível(como já dito) pensada ao milímetro para acompanhar as imagens Alem dos vários pontos de vista com que os acontecimentos são revelados espelham as características de cada um dos personagens.

O que me faz, pensar, o quanto de trabalho e empenho artístico e pessoal um diretor por em sua obra. O orçamento de Desejo e Reparação foi de US$ 35 milhões, muito abaixo das superproduçoes Hoolywoodanas, mesmo assim o filme acabou por ser indicado a 7 prêmios no Oscar e mais 7 no Globo de Ouro, mais acabou por levar apenas o Oscar de melhor trilha pra casa.
E me faz pensar, o porque da academia usar frequentemente o Oscar de Melhor trilha sonora, como uma espécie de premio de consolação para os demais filmes que mereciam mais. "Em busca da Terra –do -Nunca", "O segredo de Brokeback Mountain", "Babel" e ate mesmo "O Senhor dos Anéis”.

Faz pensar...
De toda forma esses renderam muito mais do que boas trilhas.
E como não somos parte da academia, o que vale e isso, uma experiência cinematográfica completa.

Um comentário:

@rainervinicius disse...

ainda não faço parte da academia..
lixa)

enfim, os comentários são bons.. mas seriam em estilo mais "profissionais" se vc tirasse o seus "e tal"... não banir completamente.. apenas parar de usá-lo como fuga, parecendo que vc não sabe continuar o que tá falando ...

fica a dica!
;P