25 agosto 2008

Cold Mountain

Eu sempre acho uma injustiça o Oscar!
alias acho uma dupla injustiça(ate tripla)! alem do fato de sempre premiarem quem não merece, a corrida pelas estatuetas no fim do ano, com o lançamento de todos os filmes possíveis da esção para serem elegíveis no proximo ano para uma estatueta e martirizante com os filmes.
O que acaba acontecendo e que alguns grandes filmes ficam relegados a meros coadjuvantes, ou pior nem são reconhecidos como algo que tenha uma verdadeira alma cinematográfica.


Um desses casos e um dos meus filmes favoritos "Cold Mountain" talvez pela época em que eu o assisti a primeira vez, ou pelo extremo detalhismo técnico que sempre me faz babar. Enfim "Cold Mountain" foi um dos filmes mais aguardados do ano de 2004. O filme e um retrato fiel da crueza da guerra, e do lirismo quase deprimente do amor, e o filme faz justamente isso confrontar a realidade com a fantasia dos dois personagens principais Ada e Inman.


Nicole Kidman


Mais vamos aos pormenores, o filme e baseado em um super romance de Charles Frazier que o escreveu como uma espécie transposição da Odisséia, de Homero sobre a Guerra Civil americana, fazendo um retrato sombrio e muitas vezes revoltante da selvageria e traição humanas.
O filme e construído pelo roteirista e diretor Anthony Minghella como um épico intimista que, visa claramente traduzir para o cinema a visão de Frazier sobre a esperança humana em meio à brutalidade da guerra.



Um elenco sólido retrata muito bem os sulistas interioranos atrasados da época.
Nicole Kidman como Ada Monroe vai do céu ao inferno, com a perda de seu pai e amor Inman, com o qual apenas trocou um beijo. Ela consegue captar os anseios e esperanças de uma mulher que aguarda a volta do homem que ama, um soldado que vai voltar de uma guerra que parece fazer cada vez menos sentido.

Mais o espetáculo, fica a cargo mesmo de jude Law, que em simples nuances demonstra que e um ator fenomenal, que em cada olhar lhe transmite a insegurança o desespero e a falta que sente da sua vida antes da Guerra. O autor Frazier baseou-se em histórias ouvidas de seus antepassados na Carolina do Norte para relatar a viagem de Inman, que sai de um hospital do exército e parte numa viagem longa, atravessando florestas e montanhas enfrentando fome, frio e ate mesmo a perseguição do exercito, por ser um desertor. Inman, não sabe o que vai encontrar ao final de sua jornada, não sabe como a guerra mudou os contornos das pessoas, da sua cidade, e ate mesmo de sua amada, que por sinal ele nem sabe se ainda espera por ele.



Jude Law


Em suas viagens, o soldado topa com um pastor decadente e pedófilo, um camponês ignorante que prostitui a própria família em troca de favores de viajantes, uma jovem viúva vitimada pelos soldados federais soltos, e uma cigana pastora de cabras, todos em alusão aos personagens da Iliada e da Odiseia.


O filme as vezes transmite uma doçura nos diálogos e uma sinceridade dos atores ao declama -lo, que as vezes você se esquece que esta presenciando uma historia, e acaba por entrar dentro dos personagens, talvez sonhando que um deles fosse você, ou mesmo desejando que você tivesse um amor tão grande quanto o dos dois.




Renee Zellweger


No final Cold Mountain, foi o grande azarado do Oscar, recebeu sete indicações, Melhor Ator (Jude Law), Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original ("Scarlet Tide" e "You Will Be Mine Ain True Love"), mais acabou por só receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Renée Zellweger).

Alias a musica do filme e um dos fatores que mais me fazem apreciar esse filme. A música melancólica criada por Gabriel Yared, alem de musicas inspirada em canções folclóricas da época, parece ser uma parte integrante do filme.


Jack White(The White Stripes)


Enfim, sem duvida e um filme que eu recomendaria uma conferida
mais uma conferida calma, sem pressa, deixe o filme te levar, viaje na historia e se transporte para a ocasião dos personagens, vale a pena.




Trailer:

Um comentário:

@rainervinicius disse...

já sabia que vc ia falar dessa trilha...
nem gostei pra falar a verdade...
aliás de todas as trilhas que já ouvi do Gabriel e minha favorita continua sendo a do Tróia que foi rejeitada..
=P