27 agosto 2008

Fraqueza




Perdedor é alguém que tem tanto medo de não vencer, que nem mesmo tenta
Pequena Miss Sunshine*

26 agosto 2008

Gilded

"Um dia vamos todos nos rir das borboletas douradas..."
(We will all laugh at gilded butterflies)


William Shakespeare

25 agosto 2008

Cold Mountain

Eu sempre acho uma injustiça o Oscar!
alias acho uma dupla injustiça(ate tripla)! alem do fato de sempre premiarem quem não merece, a corrida pelas estatuetas no fim do ano, com o lançamento de todos os filmes possíveis da esção para serem elegíveis no proximo ano para uma estatueta e martirizante com os filmes.
O que acaba acontecendo e que alguns grandes filmes ficam relegados a meros coadjuvantes, ou pior nem são reconhecidos como algo que tenha uma verdadeira alma cinematográfica.


Um desses casos e um dos meus filmes favoritos "Cold Mountain" talvez pela época em que eu o assisti a primeira vez, ou pelo extremo detalhismo técnico que sempre me faz babar. Enfim "Cold Mountain" foi um dos filmes mais aguardados do ano de 2004. O filme e um retrato fiel da crueza da guerra, e do lirismo quase deprimente do amor, e o filme faz justamente isso confrontar a realidade com a fantasia dos dois personagens principais Ada e Inman.


Nicole Kidman


Mais vamos aos pormenores, o filme e baseado em um super romance de Charles Frazier que o escreveu como uma espécie transposição da Odisséia, de Homero sobre a Guerra Civil americana, fazendo um retrato sombrio e muitas vezes revoltante da selvageria e traição humanas.
O filme e construído pelo roteirista e diretor Anthony Minghella como um épico intimista que, visa claramente traduzir para o cinema a visão de Frazier sobre a esperança humana em meio à brutalidade da guerra.



Um elenco sólido retrata muito bem os sulistas interioranos atrasados da época.
Nicole Kidman como Ada Monroe vai do céu ao inferno, com a perda de seu pai e amor Inman, com o qual apenas trocou um beijo. Ela consegue captar os anseios e esperanças de uma mulher que aguarda a volta do homem que ama, um soldado que vai voltar de uma guerra que parece fazer cada vez menos sentido.

Mais o espetáculo, fica a cargo mesmo de jude Law, que em simples nuances demonstra que e um ator fenomenal, que em cada olhar lhe transmite a insegurança o desespero e a falta que sente da sua vida antes da Guerra. O autor Frazier baseou-se em histórias ouvidas de seus antepassados na Carolina do Norte para relatar a viagem de Inman, que sai de um hospital do exército e parte numa viagem longa, atravessando florestas e montanhas enfrentando fome, frio e ate mesmo a perseguição do exercito, por ser um desertor. Inman, não sabe o que vai encontrar ao final de sua jornada, não sabe como a guerra mudou os contornos das pessoas, da sua cidade, e ate mesmo de sua amada, que por sinal ele nem sabe se ainda espera por ele.



Jude Law


Em suas viagens, o soldado topa com um pastor decadente e pedófilo, um camponês ignorante que prostitui a própria família em troca de favores de viajantes, uma jovem viúva vitimada pelos soldados federais soltos, e uma cigana pastora de cabras, todos em alusão aos personagens da Iliada e da Odiseia.


O filme as vezes transmite uma doçura nos diálogos e uma sinceridade dos atores ao declama -lo, que as vezes você se esquece que esta presenciando uma historia, e acaba por entrar dentro dos personagens, talvez sonhando que um deles fosse você, ou mesmo desejando que você tivesse um amor tão grande quanto o dos dois.




Renee Zellweger


No final Cold Mountain, foi o grande azarado do Oscar, recebeu sete indicações, Melhor Ator (Jude Law), Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original ("Scarlet Tide" e "You Will Be Mine Ain True Love"), mais acabou por só receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Renée Zellweger).

Alias a musica do filme e um dos fatores que mais me fazem apreciar esse filme. A música melancólica criada por Gabriel Yared, alem de musicas inspirada em canções folclóricas da época, parece ser uma parte integrante do filme.


Jack White(The White Stripes)


Enfim, sem duvida e um filme que eu recomendaria uma conferida
mais uma conferida calma, sem pressa, deixe o filme te levar, viaje na historia e se transporte para a ocasião dos personagens, vale a pena.




Trailer:

Mentalizando

eE meio assustador-impactante quando você vislumbra o fim de algo,(Tipo a morte de uma estrela, o fim de uam civilizaçao, o encerramento dos jogos olimpicos) mais e mais assustador e impactante ainda o vislumbre do seu fim, fim em termos... não morte, suicídio, cancer etc.






Quando você constrói uma vida
e cria laços e se estabelece e muito difícil romper esses mesmos mesmo que seja por força maior, e você fica totalmente desesperado quando alguém tenta, e por vezes acaba por conseguir romper tais amarras.

Pois e, eu bem me encontro em situação parecida onde eu não tenho para onde correr, ode às vezes o desespero toma conta de mim, e eu não posso nem gritar, o que não me evita de passar noites inteiras em claro. Eu só olho e vejo, tudo que eu tenho, todas as minhas relações interpessoais, todos os meus amigos inimigos colegas e conhecidos, estão aqui e seria tão difícil abandonar isso tudo, por mias ruim que certas partes podem ser.


As vezes eu penso se eu não sou extremamente egoísta de querer continuar aqui, e se eu não estou apenas procurando prazer pessoal, mias dai eu vejo que se eu ficar ai sim vai ser o fim da minha "infância" e eu vou ter que ralar como um adulto pra me manter, isso e algo que eu super quero e sempre quis, mais como eu já disse ali em cima e difícil romper as amarras(mesmo as da convenção).

Meus pais não parecem perceber isso, acho que pra eles faculdade e uma solução mágica que logo depois que você se forma, você já sai um adulto completo e pronto pro mercado de trabalho com centenas de oportunidades de emprego. ai mais de toda forma e complicado.


Mais enfim vocês nem tem idéia direito do que eu to falando não e?
seria melhor deletar tudo, ou só salvar um rascunho pra ler mais tarde depois que toda essa turbulência passar?
Vote: ( )SIM ( )NÃO -- você escolhe o final dessa historia


Enfim se você já votou, e por que eu já publiquei então acho que o esqueminha não funcionou tão bem quanto o esperado!

23 agosto 2008

Fala Mona





.
.
.


.
.
.



.
.
.






Mona Lisa: "To cansada caralho!"


Ta aeh, eu te entendo mona!
beijos me liga

16 agosto 2008

O Bêbado





"O planeta seguinte era habitado por um bêbado. Esta visita foi muito curta, mas mergulhou o principezinho numa profunda melancolia.
- Que fazes aí? perguntou ao bêbado, silenciosamente instalado diante de uma coleção de garrafas vazias e uma coleção de garrafas cheias.

- Eu bebo, respondeu o bêbado, com ar lúgubre.

- Por que é que bebes? perguntou-lhe o principezinho.

- Para esquecer, respondeu o beberrão.

- Esquecer o quê? indagou o principezinho, que já começava a sentir pena.

- Esquecer que eu tenho vergonha, confessou o bêbado, baixando a cabeça.

- Vergonha de quê? investigou o principezinho, que desejava socorrê-lo.

- Vergonha de beber! concluiu o beberrão, encerrando-se definitivamente no seu silêncio.

E o principezinho foi-se embora, perplexo.

As pessoas grandes são decididamente muito bizarras, dizia de si para si, durante a viagem."

14 agosto 2008

Ilhasinha de esperança

"Eu tenho um sorriso estendido de orelha a orelha
Quando vejo você caminhando pela estrada em minha direção
Nós nos encontramos sob as luzes, eu observo por um instante.

O mundo a nossa volta desaparece, somos só você e eu na minha ilha de esperança
Um suspiro entre nós poderiam ser milhas
Deixe me estar a sua volta, ser como o mar cercando a sua costa.
Deixe me ser a calma que você procura


Mas toda vez que eu estou perto de você
Há tanto que eu não consigo dizer
E você apenas vai embora...

E eu esqueci de dizer, que eu amo você.
E as noites são longas demais, e frias aqui sem você.
E que eu sofro na minha condição por não conseguir achar as palavras para dizer...
“Que eu preciso tanto de você”

Sarah McLachlan

O Criador

Mais uma corrente eu quebrei, para ficar mais perto de você
Mais uma corrente faz o criador, para me manter completamente afastado

Mais um corte eu fiz, para me mater pensando em você
Mais um corte faz o criador, sobre minha face tão triste

Mais um sorriso eu fingi, fazendo o meu melhor para ser
agradavel
Mais um sorriso fez o criador, porque ele sabe que estou triste

Oh Senhor, como eu sei
Oh Senhor, como eu vejo, que somente o criador pode me fazer um
homem feliz


Rufus Wainwright

13 agosto 2008

Pequim 2008 (Beijin 2008)

Enfim zanzando aqui pela NET, encontrei uma imagem! Que a principio me fez rir pacas!!!
Ainda mais porque eu vivo (viveria se tivesse trabalhando) de criação de logos e tal!
Enfim que eu nunca tinha entendido muito bem qual era o lance da logo dos Jogos Olímpicos de Pequim (Beijin como andam preferindo) desse ano, mais tudo bem!
Dai que me aparece isso:






(kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
Ta que a principio e ótimo e tal! - mais dai você para um pouco pra pensar e refletir sobre o contexto. Jogos na Republica Socialista da China, paiz que ate esses dias não permitia nenhum livro alem do famoso Livro Vermelho.
Ta que a China vem super se desenvolvendo e tem uma enorme taxa de desenvolvimento anual(bem maior que a do Brasil hein), mais enfim, vejamos os fatos.

- "A China é o país do mundo com maior número de execuções por pena de morte. Pelo menos 470 prisioneiros foram executados e outros 1.860 foram condenados à morte na China no ano passado."

- "A China inunda nossos mercados com produtos dos mais variados, aproveitando as óbvias vantagens do liberalismo econômico"

- "É uma ditadura oligárquica comunista que se vale da violência para própria perpetuação."

- "A China não respeita os direitos humanos mais básicos, Nem humanos, nem animais, nem ambientais, nada."

- "A China se recusa a resolver problemas graves ambientais, que todo país industrializado (ainda mais um país pesadamente industrializado como ela) deve estar constantemente policiando."

- "A menina que cantou na cerimônia de abertura dos jogos, foi dublada por outra que não era tão bonita para aparecer na festa."


Enfim, faz você pensar. Qual o real objetivo da realização dos Jogos Olímpicos em Pequim, quais as verdadeiras intenções do governo Chinês, de levar as olimpíadas pra lá? Seria uma forma de lavar a cara, e as mãos da sujeira que ele instaura no pais?
Tipo, deveríamos fazer parte dessa renovação de moral desmerecida que a China possa estar instaurando com os jogo?

O amor nada mais é.....

"do que um agrupamento bagunçado de carência, desespero, medo da morte, insegurança sobre o tamanho do pênis e seios, e a necessidade egoísta de colecionar o coração de outras pessoas."





Oi?????

12 agosto 2008

Reparação - dos posters

Enfim, falando em Desejo e Reparação.
Olha que interessante, eu adoro as campanhas de marketing ke andam rolando em Hollywood, tipo os caras tão se superam sempre!
Ate em um filme que não precisa tanto disso, por não ser nenhuma superprodução de nenhum estúdio gigante e tal.

Mesmo assim, essa sacada dos criadores dos pôster´s do filme, mostram que com idéias realmente muito simples, podem vir grandes resultados.
Vejam que bacana:



"You can.." - Você pode


"Only Imagine" - Apenas Imaginar


"The Truth" - A verdade


Acaba que a se ver separadamente cada cartaz do filme, essas fazes ficam meio desconexas, não soam bem como um slogan de um filme. Mesmo assim elas remetem aos personagens e os acontecimentos que cada um vai viver durante o filme. Acaba que ao se juntar os três cartazes, você chega ao slogan principal da campanha de divulgação do filme.


"You can only imagine the truth" - Você pode apenas imaginar a verdade



Uma idéia simples que deve ter instigado Muitas pessoas a conferirem o filme.
Lição de marketing do dia: Pouco pode ser muito.
kkkkkkkkkkkkkkk

Desejo e Reparação: Elegy for Dunkirk

Hoje eu bem me encontrei sem mais o que fazer do que normalmente acontece.
ou seja minha vida anda bem mais tediosa que o normal, ate ai tudo bem, eu já decidi que vou viver a minha vida igual a Amelie Poulain, solitário porem criativo, imaginativo mágico, alegre e feliz etc.

Ok, ouvindo hoje a trilha do "Desejo e Reparação"(Atonement) Do Dario Marianelli, que enfim que pro sinal e ótimo compositor e fez uma trilha ótima, chegando na faixa de numero 10 - Elegy for Dunkirk, que carrega elementos que aparecem na tela, como o coral dos soldados que cantam em meio a destruição e a evacuação no fim da Segunda Guerra e tal.
Dai que há sempre, em todos os filmes uma cena, um diálogo, uma imagem que acaba por nos marcar e nos faz lembrar do determinado filme. Uma que acaba por se elevar acima das outras ou que, por alguma razão, nos diz mais do que as outras. De Desejo e Reparação, embora possa lembrar de inúmeras outras cenas, imagens, e diálogos, há algo de que não sai da minha lembrança. Tipo em alguns anos quando o filme já tiver passado numa tela quente da vida (por favor, assista legendado, confiram os sotaques, e as entonações originais): "O Desejo e Reparação e muito bom. Agora aquele plano da praia...Valha-me deus!".





Ta pra quem, já ao menos teve uma noção de audiovisual, na faculdade ou em algum cursinho e tal, conhece o famoso "plano-sequência" que e o registro de uma cena sem cortes e tal, (eu bem tentei fazer um trabalho na facul filmando nesse estilo pensando que ia ser mais fácil! Me fodi). Enfim as imagens em questão são nesse mesmo plano-seqüência no qual o diretor cobre, atravessa e rodeia os soldados desembarcados na praia de Dunquerque(Dunkirk- tem ate nome em português por que foi meio que um marco na Segunda Guerra) sempre cruzando caminho com o protagonista Robbie(James McAvoy) e terminando (uns bons minutos depois, mis ou menos uns 6) como começou. Com uma vista geral sobre a praia

O filme poderia ser só mais uma história de amor bem melosa de proporções épicas mas é a forma que Joe Wright conduz se filme muda totalmente esse tom. Cenas clássicas, elegantes e de muito bom gosto, como ele vem revelando saber fazer como ninguém, acompanhadas de uma trilha sonora incrível(como já dito) pensada ao milímetro para acompanhar as imagens Alem dos vários pontos de vista com que os acontecimentos são revelados espelham as características de cada um dos personagens.

O que me faz, pensar, o quanto de trabalho e empenho artístico e pessoal um diretor por em sua obra. O orçamento de Desejo e Reparação foi de US$ 35 milhões, muito abaixo das superproduçoes Hoolywoodanas, mesmo assim o filme acabou por ser indicado a 7 prêmios no Oscar e mais 7 no Globo de Ouro, mais acabou por levar apenas o Oscar de melhor trilha pra casa.
E me faz pensar, o porque da academia usar frequentemente o Oscar de Melhor trilha sonora, como uma espécie de premio de consolação para os demais filmes que mereciam mais. "Em busca da Terra –do -Nunca", "O segredo de Brokeback Mountain", "Babel" e ate mesmo "O Senhor dos Anéis”.

Faz pensar...
De toda forma esses renderam muito mais do que boas trilhas.
E como não somos parte da academia, o que vale e isso, uma experiência cinematográfica completa.

05 agosto 2008




"Ainda tem um pouco de seu gosto em minha boca
Ainda tem um pouco de você amarrada a minha dúvida
Ainda é um pouco difícil de dizer o que está acontecendo

Ainda há um pouco de seu fantasma, sua testemunha
Ainda há um pouco de seu rosto que eu não beijei
Você se aproxima um pouco mais a cada dia
E eu não consigo dizer o que está acontecendo

Pedras me ensinaram a voar
Amar me ensinou a mentir
Viver me ensinou a morrer
Assim, não é difícil cair, quando você Flutua como uma bala de canhão

Ainda há um pouco de sua canção no meu ouvido
Ainda há um pouco de suas palavras que eu desejo ouvir
Você se aproxima de mim, tão próximo, que eu não consigo ver o que está acontecendo

Pedras me ensinaram a voar
Amar me ensinou a mentir
Viver me ensinou a morrer
O amor me ensinou a chorar

Então venha, coragem, me ensine a ser tímido
Porque não é difícil cair, e eu não quero assustá-la, não é difícil cair, e eu não quero perder

Não é difícil crescer
Quando você apenas sabe que apenas não sabe"

04 agosto 2008

Vanguart




"Ah, se eu fizesse tudo que eu sonho.
Se eu não fosse assim tão tristonho
Não seria assim tão normal

Ah, se eu fizesse o que eu sempre quis,
Se eu fosse um pouco mais feliz
Levantasse o meu astral

7 dias vão e eu nem fui ver

Ah, se eu tivesse fotografado
Se eu tivesse integrado
Num mundo sobrenatural


30 dias do mês que ficou pra trás
E eu sou só mais um desses meros tão mortais


Ah, se eu fizesse alguma diferença
Se eu curasse uma doença
Com uma força genial

Ah, eu cantaria pra fazer sorriso
Eu perderia o meu juízo
Só pra ser especial


Ah, se eu fizesse o que eu sempre quis,
Se eu fosse um pouco mais feliz
Se eu levantasse o meu astral"

MaGallu Magalhães

03 agosto 2008

Cansaço






"Por quanto tempo eu tenho estado nesta tempestade?
Esmagado pelo peso do oceano sem forma


Se eu pudesse apenas ver você
Tudo ficaria bem

Se eu tivesse vc ..."

02 agosto 2008

Como sobreviver a um ataque de zumbis

Um fato interessante sobre minha digníssima pessoa é:
Eu constantemente tenho pesadelos com Zumbis - acho que isso se deve a minha infância e tal, quando se juntavam todos os amigos na casa de alguém, pra assistir aquele bom e velho Cinema em casa no SBT, onde sempre passavam esse tipo de filme.

Ta antes de ficar triste e chorar pelo João aqui ter sérios problemas psicológicos, ou pior chamar o manicômio pra me prender, relaxem por que eu não acordo suado desesperado e gritando toda noite não!
isso acontece ocasionalmente, mais enfim longe de ter medo com o tempo eu ate me acostumei, na verdade as vezes eu ate acordo com aquele clima de adrenalina de aventura!


Enfim o assunto e o seguinte, confiram esse vídeo viral super bacana, lançado por uma rede de super mercados dos EUA, que ensina passo a passo a como sobreviver e evitar inconveniências de um ataque em massa de zumbis!
(O vídeo ta em inglês, mais ta facinho de entender!) confiram:










kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Otimo*

Ocultismo oculto





As historias de Harry Potter sempre me intrigaram. No inicio pelo modismo lançado, e não muito depois pela carga de referencias e temas "ocultistas" a que são regadas as historias do aprendiz de feiticeiro.
Referencias que passam longe do discreto, que vão dês de cores, imagens, animais, elementos, metáforas etc.

Mais com o passar do tempo, eu fui lendo os livros e me interessando pela historia, que para os fãs de fantasia e um ótimo passatempo, mesmo com a autora se apropriando de elementos de outros autores como Tolkien. Dessa forma absorvido pela historia, acabei parando de me atentar para os indícios de doutrinas e culturas anexadas pela autora as historias.

Pois bem, hoje eu estava lendo alguns textos sobre o assunto, alias textos que passam bastante longe do sensacionalismo de alguns sites "cristãos" sobre a nova era que você encontra só de clicar no google.

Um dos grandes pontos apontados, pelos estudiosos de ciências ocultas,(ou mesmo curiosos), são as referencias - as vezes ate roubos descarados - de mitologias e conceitos predecessores que a autora usa pra dar mais profundidade e riqueza a historia. Uma delas e o próprio castelo onde se situa a escola de bruxaria e feitiçaria de Hogwarts.

O Castelo de Hogwarts nao seria nada alem de uma reciraçao-reinvençao do Castelo “Casa do Sol” que seria a representaçao do coraçao dos iniciados na Alquimia antiga. Esse conto pode ser encontrado no livro “As Núpcias Químicas de Christian Rosenkreutz” (Chymische Hochzeit Christiani Rosencreutz), escrito em 1614 e utilizado na iniciação de algumas ordens rosa-cruzes.
"As Núpcias Químicas é um dos símbolos arquétipos da transformação alquímica. Existem muitos trabalhos sobre esse assunto por muitos ocultistas, místicos e autores posteriores."

Enfim vejam algumas comparações entrem os dois castelos:


1. Figuras na parede que se movem como se estivessem vivas

Os livros de Harry Potter - em todos os livros de Harry Potter - os quadros nas paredes movem-se como se estivessem vivos. “Estava cansado demais para se surpreender que as pessoas nos retratos ao longo dos corredores murmurassem e apontassem quando eles passavam …” ou “O castelo estava silencioso… os dois passaram pelos quadros que resmungavam e as armaduras que rangiam…”
Assim, os retratos nas paredes do castelo em que funciona a Escola de Magia de Hogwarts eram animados, como se estivessem vivos. Eles se moviam nos quadros e conversavam um com o outro. No segmento acima, as armaduras rangiam porque as pessoas no quadro estavam se movendo!


No livro, As Núpcias Químicas de Christian Rosenkreutz, encontramos o herói rosa-cruz, Christian Rosenkreutz, no fabuloso castelo do Rei e da Rainha da Esfera Supercelestial. Esse castelo chama-se “Casa do Sol” (sol, Tiferet, 666, pedra filosofal, magia, iniciados… heim? oi?).
O Rei e a Rainha seriam nada mais do que representações de Hochma e Binah, ou o Adão e Eva primordiais da bíblia alegórica. Eles também são representados por todos os finais de contos de fada nos quais o casamento entre o Cavaleiro e a Princesa os tornam Reis e rainhas que “vivem felizes para sempre”.

Christian pouco percebe que a razão pela qual foi convidado a esse castelo foi para testemunhar pessoalmente a reencarnação dos seis reis menores e de suas rainhas por meio do processo da Alquimia.
À medida que Christian percorre os corredores desse castelo celestial, observa algo muito estranho nas paredes. “…existiam ali na parte inferior e superior do quarto imagens maravilhosas, que se moviam, como se estivessem vivas…”


2. A Besta Fabulosa no Livro de Harry Potter - O Prisioneiro de Azkaban

No terceiro livro da série, Harry, Ron e Hermione são levados a uma aula chamada “Trato das Criaturas Mágicas”.

“Trotavam em direção aos garotos mais ou menos uma dezenas dos bichos mais bizarros que Harry já vira na vida. Elas tinham os corpos, as pernas traseiras e as caudas de cavalo, mas as pernas dianteira, as asas e a cabeça de uma coisa que lembrava águias gigantes, com bico cruéis cinza-metálico e enormes olhos laranja-vivo. As garras das pernas dianteiras tinham uns quinze centímetros de comprimento e um aspecto letal.”
Assim, a cabeça, pernas dianteiras e asas dessa criatura eram a de uma águia gigante; no entanto, o restante do animal era como um cavalo. Essa criatura chamava-se “Hipogrifo”.


Em As Núpcias Químicas, Christian testemunha uma batalha muito estranha no castelo entre duas criaturas. “No interlúdio, um leão e uma besta fabulosa, que tinha corpo de cavalo e cabeça e asas de águia, são colocados para lutar um contra o outro, e o leão venceu, o que foi também um belo espetáculo”.


3. Ambos os castelos são cercados por lagos que comportam grandes navios

Rowling descreve a Escola de Magia de Hogwarts nas proximidades de um grande lago. Em HP e o Cálice de Fogo, um grande navio traz os Mestres da Magia da escola de Durmstrang, para Hogwarts, para participarem de um Torneio dos Campeões do Tribruxo.

Em As Núpcias Químicas, a Casa do Sol também está nas proximidades de um grande lago. Após os Reis menores e suas Rainhas serem decapitados em um ritual, a noite vem, e Christian Rosenkreutz adormece na cama. Subitamente, ele é despertado por uma luz muito brilhante. Ele vê seis navios aportando próximos ao castelo, flutuando nas águas do lago. Os caixões de cada Rei e Rainha foram embarcados, um par de caixões por navio. Em seguida, os navios partiram para o Monte Olimpo, onde os Reis e suas Rainhas retornaram à vida, de acordo com os preceitos da Alquimia.


4. O teto estrelado da Sala de Banquetes

Em Hogwarts, o salão principal no qual todos se reúnem possui em seu teto uma ilusão que reflete o céu estrelado. Tal qual o Salão maravilhoso, os templos celestiais são conhecidos por serem representações do cósmico e, como tais, possuem estrelas pintadas em seus firmamentos, mesmo quando localizados em lugares fechados. Quem tiver oportunidade de um dia visitar um Templo Maçônico poderá observar este detalhe peculiar.


5. As Casas e os 4 elementos

Assim como na alquimia, a Escola de Magia de Hogwarts está dividida em 4 Casas, representando cada uma delas um dos tradicionais elementos alquímicos. Desta forma, Grifinólia representa o elemento Fogo, Sonserina representa a Água, Corvinal (Ravenclaw) o Ar e Huffepuff a Terra. Isto pode ser visto nas cores dos uniformes, nas insígnias e nos animais escolhidos para simbolizá-los.


6. Unicórnio e Fênix

Em HP e a Pedra Filosofal, Rowling fala sobre os unicórnios “branco brilhantes” que vivem na Floresta Proibida.

“Harry viu uma clareira adiante, através dos galhos emaranhados de um velho carvalho. ‘Olhe”, murmurou, erguendo o branço para deter Malfoy. Alguma coisa muito branca brilhava no chão. Eles se aproximaram aos poucos. Era o unicórnio, sim, e estava morto. Harry nunca vira nada tão bonito nem tão triste. As pernas longas e finas estavam em ângulos estranhos onde ele caíra e sua crina espalhava-se nacarada sobre as folhas escuras.”

Em As Núpcias Químicas, Christian Rosenkreutz descreve a cena no jardim em que viu o unicórnio pela primeira vez… “Assim, o jardim que ultimamente estava bem cheio, logo ficou vazio; de forma que além dos soldados não havia nenhum outro homem. Depois que o silêncio foi mantido pelo espaço de cinco minutos, apareceu caminhando para frente um lindo unicórnio branco como a neve, com um colar dourado com algumas letras inscritas em volta do pescoço… e assim o unicórnio retornou ao seu lugar com alegria.”

Em HP e a Câmara Secreta, Rowling dá um lugar de destaque ao pássaro mítico e lendário, a Ave Fênix. Na batalha na Câmara Secreta, Harry é salvo graças à intervenção de Fawkes, a fênix de Dumblemore.

Em As Núpcias Químicas, Christian vê um “fênix gloriosa” no Castelo do Sol.
Além disso, no sexto dia - dos sete - Christian Rosenkreutz e outros adeptos assistiram a um ovo sagrado eclodir e um pássaro sair para fora. A princípio, esse pássaro era fraco e todo vermelho, e depois mudou a plumagem para uma cor preta após beber sangue humano, e depois mudou para branco como a neve, e depois para uma bela mistura de várias cores. O comportamento também mudava durante essas transformações físicas de selvagem para mais domesticado.
Em seguida, os adeptos puseram a ave em uma banheira em que havia um líquido branco, como leite. Esse banho removeu todas as penas da ave e depois os adeptos a pintaram de azul brilhante. Os adeptos a levaram para o andar superior, onde foi colocada perto de um altar e recebeu algo para beber. Subitamente, a ave atacou a serpente branca que vivia na cabeça da morte, fazendo-a sangrar abundantemente”.




E algo que no mínimo, de deixar intrigado, com tamanhas semelhanças. O que nos deixa com a pergunta, qual o grande lance de incluir tantas referencias a culturas e mitologias ocultistas em uma historia infantil, por que não assumir tais referencias como inspiração(tipo por que ela sempre nega quando perguntada sobre isso).
E um ponto a se pensar não?!

01 agosto 2008

Experiência Galinácia

"Valsa Danúbio Azul" conduzido pelo Grande Gonzo e com a particiáção da adorável Camilla.





kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
POPOWWW

Gortoz a Ran J'attends

Eu estava esperando... esperando por um longo tempo
Na sombra escura de torres cinzentas

Na sombra escura de torres chuvosas
Você vai ver-me esperando pra sempre

Um dia ele irá voltar
Ao longo do mar, por sobre as terras

Ao longo das terras, ao longo dos mares
Para libertar-me das prisões
Ele voltará cheio de vida
Sobre as sombras escuras das torres negras

Voltará com o vento azul
Trazendo folego ao meu coração ferido

Eu serei levado para longe por seu sopro
Para longe por seu rio a uma outra terra
Entre o mar e as estrelas