25 fevereiro 2010

Um olhar para "Um Olhar do Paraíso"

Então - essa semana eu finalmente vi um dos filmes mais esperados[por mim] do ano passado
-- Sabe... Ate gosto dessa demora nos filmes de fim de ano dos EUA, para chegarem ao Brasil. Porque enfim, ninguém e membro de nenhuma academia, e ninguém tem dinheiro pra ir ao cinema 5 vezes por semana![né?]

Enfim: "The Lovely Bones" ou "Um Olhar do Paraíso" - Titulo nacional que nem me deixou ofendido, afinal o original e bastante "trukeiro"



O filme conta a história de Susie Salmon[Saoirse Ronan - que continua fabulosa depois de Atonement], uma garota de 14 anos, que é brutalmente estuprada e morta. Depois de morta, Susie continua a velar por sua família – enquanto seu assassino permanece solto. Presa em um, espaço/limbo/as vezes purgatório entre a Terra e o Céu. Lá ela descobre que precisa escolher entre a busca por vingança e o desejo de ver seus amados seguirem em frente.


A morte de Susie, cai como um divisor na vida da família, assim como no filme, se no primeiro ato, temos uma obra dramática maravilhosa, a segunda parte focada em uma espécie de triller de investigação, vai esfriando paulatinamente.
Li em algum lugar que o filme e calcado em dois tons de cores primarias: Azul e Amarelo - [amarelo trazendo energia enquanto o azul acalmando].
E é essa sensação que tive ao assistir ao filme; de ver duas obras diferentes que tentam se equilibrar mais que no final das contas não se completam como filme.


Acho que em algum momento o diretor[Peter Jackson] se perdeu entre as duas historias, e na grande ambição por conta da equipe do filme e, sem falar na ansiedade dos fãs de Jakson.
Sem contar os problemas na produção e na filmagem, que afastaram Ryan Gosling, que foi substituído por Mark Wahlberg[Fail!]
Eu diria que uma edição melhor também não faria mal ao filme - em muitos momentos Susie e deixada completamente fora da historia....
O elenco que mescla ótimas atuações [Saoirse Ronan - cadê a indicação dessa menina?! e Stanley Tucci, indicado ao Oscar de coadjuvante] e personagens desconexos[Rachel Weisz e Susan Sarandon, desnecessariamente cômica].

Enfim que o filme e plasticamente belíssimo, fazendo poesia em torno da morte, de forma nunca menos brilhante [como já se podia notar pelo trailer]. Ja a direçao de arte injustamente fora do Oscar[Que esse ano fez mais uma vez besteira] equilibra uma incrível reconstrução da década de 70, com uma variedade fabulosa imagens do paraíso criado por Susie.
[Alias, a visão do paraíso criada por Peter Jackson é bem parecida com a de outro filme, Amor Além da Vida de 1998, com Robin Williams.]




Fazendo justiça: "Um Olhar do Paraíso" não correspondeu as minhas [altas]expectativas, mas não deve ser taxado como uma obra vazia e descartável, tem lampejos de originalidade e genialidade. E esta longe de ser a catástrofe que a imprensa anunciou.
E uma historia marcante, por si só, que sim vai mexer com seus sentimentos, e talvez lhe arrancar algumas lágrimas [sim, arrancou me arrancou algumas...]. Talvez você saia do cinema refletindo sobre como a pós-vida funciona, e fique com aquela raiva pela morte de uma criança cheia de sonhos....

O único porem, e ver uma idéia com tanto potencial, ser desperdiçada e não ser tão bem aproveitada quanto seria.

Nenhum comentário: