02 novembro 2008

Jane Austin

Ontem de bom grado eu resolvi tirar o sábado pra mim, e ficar em casa com meus botões e pensamentos, - ta certo minha noite de sexta meio que incentivou essa minha decisão.

Mais de uma forma ou de outra, e sempre valido um tempinho a sos.


Mais um sábado à noite em casa não e nada sem um bom filme, pra deixar a mente escapar por uns momentinhos. Então eu escolhi dois filminhos que eu andava querendo ver tem um tempo....
Becoming Jane - Desconsidere como sempre o titulo nacional - Amor e Inocência, que saiu lá fora no inicio de 2007, e so agora chega ao brasil, direto em DVD! adoro as distribuidoras nacionais sabe?!




Enfim, com esse bum de adaptações para o cinema de obras da escritora Jane Austin, e com os sucesso que esses filmes tiveram -São dela os livros, "Orgulho e Preconceito", "Emma", "Razão e Sensibilidade", dentre outros -, não demorou muito pra algum executivo experto, sacar que uma biografia da autora, daria um ótimo tema para um novo filme.

A idéia do filme foi focar na historia da juventude da autora, quando essa se envolveu com um jovem irlandês Thomas Langlois Lefroy, ou apenas Thomas Lefroy, mostrando como esse caso e sua juventude terias influenciado suas obras, e muito feliz em abordar a historia como um dos romances de Jane.
Entretanto sabe-se muito pouco sobre a vida de Jane Austen. As pessoas daquela época, principalmente pessoas de família mais proeminente eram muito reservadas, e para completar a irmã, Cassandra, queimou boa parte da correspondência entre elas.



Mais enfim, o filme peca pela falta de criatividade da direção, pela trilha um tantinho exagerada, e pela edição desconexa!
No final meio que o filme se resume a ter paisagens lindas, atores lindos, mas o cerne do filme, a biografia de Jane se perde no meio do suposto romance com Thomas Lefroy.
Ta tudo isso acredito eu tenha meio que acontecido por falta de habilidade do diretor com o material, Acho que daria um filme muito bacana nas mãos de uma pessoa certa.





Mais o motivo principal que esta me levando a citar esse filme aqui caro colega leitor, e apenas um: A vida moderna*
O que me sempre me fascina em filmes desse tipo, e a constatação de um modo de vida que com o passar do tempo foi se perdendo e dando lugar a cosias menores. - Claro que eu não estou esquecendo das dificuldades e da segregação social que existia na época -
Mais registro aqui minha admiração por uma época em que, em que o tempo passava mais lentamente, que uma boa conversa e leitura, eram valorizadas, onde o convívio social e o dialogo eram incentivados pela boa educação, onde tudo era mais romântico de certa forma, do modo de pensar, agir, e ate mesmo de se vestir.




Enfim o valido e sentar e assistir e se deixar levar pela historia e se imaginar em uma época que a muito tempo deixou de existir.
Aqui você pode conferir uma galeria com alguns dos figurinos criados especialmente para o filme.



Trailer lobo abaixo:


Um comentário:

Marcello Morgan disse...

Ei, eu nao assisti os outros filmes da escritora, mas esse por conter Anne Hathaway me animou. muito disso acontece em filmes que se dariam muito bem, mas por falta de um diretor um pouco melhor, ele se torna monotono. e concordo em relaçao à época, é triste pensar que hoje em dia todos saem correndo e estressados para fazer algum tipo de coisa, outros deixam os livros para se interessar unicamente por televisões, jogos e computadores (nesse caso não posso falar muito, eu leio, amo ler, mas não costumo fazer com frequencia). de erdade, antigamente era muito mais romantico, como você disse e pensar que nada como era voltará, é triste.