28 setembro 2008

O Nevoeiro



E bem seguindo a linha dos post´s que eu ultimamente ando fazendo, hoje vou falar sobre mais um filme que eu assisti e mexeu muito comigo.

Hoje o grande escolhido para essa honraria será O Nevoeiro (The Mist 2007)
Enfim como uma grande maioria dos filmes interessantes e que não são Blockbusters vindos dos EUA, O nevoeiro foi adiado inúmeras vezes antes de aportar de vez nos cinemas por aqui, o que sempre e uma pena! Por que agente sempre perde a oportunidade de conferir logo uma produção super bacana, alem de perder a oportunidade de torcer por ele em alguma premiação, ou derivados.


Então vamos ao filme.
A historia e baseada em mais uma historia do "mestre" de terror Stephen King, sobre uma cidadezinha que após uma noite de tempestade torrencial, se prepara para a rescontrução e o reparos deixados por essa tempestade noturna, e logo durante esse dia e invadida por um nevoeiro sem explicações, se esconde criaturas indescritíveis.






Enfim parece uma historia de um filme B dos anos 70!
Bem e não seriam todas as historias do Stephen King, mais ou menos assim, com essa temática meio exagerada e sobrenatural ao extremo?
O grande lance do escritor e usar essas histórias mirabolantes pra esmiuçar e estudar os pontos da psique humana.
Vendo esse filme você também percebe o quanto, as obras do autor merecem adaptações para o cinema melhores. E essa não deixa a desejar a nenhum "O iluminado" do kubrick.


Entrando mais na historia conhecemos David Drayton um artista local, e seu filho de 8 anos correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. chegando ao mercado eles são pegos pelo nevoeiro deixando David e um grupo de pessoas presas no mercado. Logo eles descobrem que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser fatal. Mas conforme o grupo tenta sobreviver ao misterioso fenômeno, o caos se instala e fica evidente que as pessoas dentro do mercado podem tornar-se tão ameaçadoras quanto o desconhecido do lado de fora.







O que torna esse filme tão interessante
e a forma que o diretor usou para conduzir a historia, que aplicada ao cenário atual, por que passa os EUA fica ainda mais interessante e deliciosa de se assistir, na verdade o nevoeiro não seria nada mais do que uma representação do mundo desconhecido fora do seu pais para os americanos, um desconhecido que eles não entendem e tem medo, e que eles imaginam que pode ser mortal e destrutivo( Gente e meio que fato que os americanos se isolam do mundo dentro de seu pais). Enfim o filme não se contem em focar na xenofobia americana; mais também as suas investidas militares que mesmo com boas intenções são sempre intrusivas e destrutivas; foca também no fanatismo religioso, presente em tantos cantos do mundo; e a violência e o caos que esse pode causar, foca também na insegurança e no medo, e na estupidez que o medo gera; e como certas pessoas conseguem usar esse medo a seu favor para controlar a multidão(Alguém ai gritou Talibans? ditadores?)





No final o filme de Frank Darabont(indicado 3 vezes ao Oscar).
Você descobre que o nevoeiro era nada mais que uma metáfora para o medo do desconhecido que qualquer pessoa tem, e o que esse medo nos leva a cometer, e como pouco a pouco perdemos nossa "humanidade" e nos tornamos "monstros" em uma situação como essa. E acima de tudo, que mesmo tentando fugir, você sempre leva consigo essa monstruosidade que e inerente a cada ser humano, ou seja, o terror esta dentro de cada um. Mais vem de nos a forma como reagimos perante isso!


Enfim sem mais devaneios psicológicos
Assistam por que e bom! Assistam por que super bem dirigido com ótimas atuações, e com um clima de tensão crescente que vai te deixar louco, assistam por que vai gelar sua espinha, e vai te deixar com ate o ultimo fio de cabelo do braço arrepiado.


Logo aqui em baixo vocês podem conferir o trailer



2 comentários:

@rainervinicius disse...

certamente Stephen King é um mestre..
além de todas as analogias que se pode fazer, é interessante o uso do silêncio predominante, sem trilha (ou seria desuso de trilha)...

o que parece combinar bem com o clima do filme.. gostei! =P

DANILO NOVAIS disse...

O filme é fantastico! Pegou bem a essencia da obra de Stephen e à transpôs de forma categórica!
E é fascinante como a obra usa uma historia de terror como pano de fundo para falar de preconceito, religião, sobrevivência, sem se tornar clichê!