06 dezembro 2009

Score I Like* - :)

Eu adoro uma boa trilha sonora, quem repara aqui do lado, no meu player da Last.FM, sabe bem disso. Já tem um bom tempo que eu queria fazer uma listinha com as "10 melhores Scores/trilha sonoras instrumentais desse ano"
O único problema[alem da preguiça, da muito trabalho eu nunca lembro de tudo que queria colocar...] é que eu simplesmente desisti ou melhor decidi não ouvir nenhuma trilha antes de assistir ao filme.
-- tipo diminui a experiência de ir ao cinema, já conhecer a trilha, e uma surpresa a menos no filme.


Sendo assim - vou desconsiderar o termo, "ultimo ano" -- porque afinal eu nao sou o Oscar nem nada - vou fazer uma listinha com as melhores que eu ouvi do ano passado pra cá.



"The Curious Case Of Benjamin Button" - Alexandre Desplat

O trabalho de Desplat em "O curioso caso de Benjamin Button" e nada mais que fenomenal - ele mestra elementos emocionais, ternos, fantásticos, sensíveis, dramáticos com uma sensibilidade e uma criatividade impressionante - sem falar na instrumentação excepcional. Ponto negativo pra Academia que optou em premiar a trilha "moderna" de "Quem quer Ser um Milionário"

Dica: "Postcards", "Love in Murmansk" e "Sunrise On Lake Pontchartrain"


"Harry Potter and the Half-Blood Prince" - Nicholas Hooper

Nao gostei do primeiro filme da serie em que Nicholas Hooper trabalhou, e também não gostei muito da trilha - apesar de acha-la interessante e valida por se afastar um pouco do que havia sido proposto ate então na serie. Mais esse ano o compositor voltou em "O Segredo do Príncipe" e mostrou a que veio. É uma "score" climática e verdade - que ajudou a definir todo o clima do filme. Hooper retorna com alguns temas mais secundarios propostos por John Williams e por Patrick Doyle em o “Cálice de Fogo”. Ele traz composições com estrutura simples, porem muito tocantes, heróicas, densas como em "Harry &; Hermione" - e sombrias e expetaculares como em "Jorney To the cave"

Dica: "In Noctem", "Harry & Hermione", "Journey To The Cave" e "Slughorn's Confession"


"The Dark Knight" - Hans Zimmer and James Newton-Howard

E outro exemplo de trilha climática - que define o filme, Zimmer e Newton Howard voltam juntos ao mundo do morcegão - que conquistou o mundo com seu segundo filme. e entregam uma trilha heróica, tensa, tocante e diferente - com o uso inspirado de sintetizadores[comuns na vida de Zimmer]. Ponto negativo pro Zimmer que quis ser muito eXperto e creditou a trilha pra mais cinco pessoas[alem dele e de Newton-Howard] e dançou na indicação do Oscar



"Coraline" - Bruno Coulais

Coraline e junto com “UP” a melhor animação do ano - esqueçam bobeirinhas amparadas pelo 3D que inundaram as salas esse ano. Coraline e cinema de verdade, disfarçado de animação a moda antiga que vai fazer você se perder no "mundo secreto" do titulo em português. A trilha e um misto incrível de canções de ninar com filmes de terror, bebendo nos melhores trabalhos antigos de Danny Elfman, passando por melhores momentos dos musicais da Disney, sempre com um toque irônico no ar.

Dica: "Ending Credits", "Other Fathers Song" "Exploration" e "Ghost Children"



"Angels and Demons" - Hans Zimmer"

Mais um trabalho solo fantastico de Zimmer - que potencializa os temas abordados no primeiro filme, transformando o filme em um concerto. Ajudado pelo violinista Joshua Bell - Hans constrói um dos melhores temas de abertura do ano "The God Particle". se não fosse o suficiente ele recheia o filme com peças apocalípticas em corais masculinos, acompanhados por orgon dando o clima católico. Claro os sintetizadores estão presentes aqui, Zimmer disse que ele construiu a trilha pensando em instrumentos clássicos representando a religião e sintetizadores representando a ciência. Ponto negativo mesmo pra edição da trilha em CD - que acabou ficando com apenas 10 musicas gigantes. muito complicado pra alguém despreparado ouvir. Enfim Zimmer tem chances de Oscar esse ano

Dica: "The God PArticle". "160 BPM" e "503"



"Milk" - Danny Elfman

Danny Elfman criou junto com Gus Van Saint - um dos melhores filmes do ano passado. A trilha passeia pelo plano musical da época dos anos 70, mais os melhores momentos são os que a trilha transmite os sonhos de Harvei Milk - como em "The Kiss" ou em "Anita´s Theme" -- Ponto negativo, mesmo só por a trilha não se decidir muito....

Dica: "Give Em' Hope", "The Kiss" e "Posscript"



"Doubt" - Howard Shore"

Trabalho muito bacana[mais uma vez] de Howard Shore para um filme extremamente teatral, forte e seco. O compositor faz um contraponto com a musica que em muitas vezes e bem suave. Nesse trabalho ele deixa um pouco de lado os vocais que o tornaram amado no mundo todo com "Senhor dos Anéis" e se baseia muito em instrumentos de percussão.

Dica: "Main Title"




"The Boy in the Striped Pajamas" - James Horner

Ulimo trabalho de Horner antes de mergulhar no mundo de perfecsionismo de Avatar - próximo filme de James Cameron - Talvez por isso Horner tenha entregue uma trilha tao diferente do que sempre propõe - A trilha e quase em sua totalidade tocada ao piano - com temas cativantes e inocentes - como o personagem Bruno. Talvez em sua busca pela essencial - o trabalho possa soar simples e descompromissado para alguns - mais a trilha sonora muito me agrada

Dica: "Boys Playng AirPlanes" e "Exploring The Forest"




"Transformers: Revenge of the Fallen" - Steve Jablonsky

A trilha de Transformers e meu guiltPlasure - assim como filme, e diversão descerebrada e ótima para uma tarde onde não se tem nada pra fazer. Adoro o tom heroico impresso por Jablonsky no primeiro filme -seguido por esse. Alem de um muito inspirado tema para os "Decepticons" onde o compositor usa corais masculinos alterados - que ficam com um som metálico muito interessante

Dica: "Prime" "The Shard" e "Infinite Wite"




"New Moon" - Alexandre Desplat

Adoro zuar Crepúsculo - a serie e o tipo de assunto que agente ama odiar. Apesar do segundo filme da serie estar a Anos luz do primeiro filme, não e lá essas coisas - pelomenos temos um diretor e uma trama melhor[quer dizer o primeiro nem trama tinha - beijos]. Diretor novo, compositor novo - o trabalho do no primeiro filme realmente foi bacana, foi um dos aspectos que me chamou atenção ao ver o filme, porem Alexandre Desplat, ignorar completamente o trabalho de e segue com tudo novo - tema principal novo, tema de amor novo -- tudo. Na verdade a trilha ficou um pouco exagerada - talvez Desplat tenha tentado dar ao filme com sua musica o que ele não tinha na tela. Mais acabou não funcionando
Porem a trilha fora da tela e muito bacana.

Dica: "New Moon", "The volturi Valtz" e "Full Moon"


Bem e isso galerë - não são as melhores trilhas do mundo
Admito que estou muito atrasado nesse quesito - mais a medida que for me atualizando nos filmes irei atualizando por aqui as trilhas também!

Um comentário:

rainer disse...

olha seu único leitor de sempre - e que já está batido - aqui!!
E por incrível que pareça, é o único leitor que tem coragem de deixar um comentário. Porque, né, ninguém tem descência para comentar e prestigiar um post que não é nada fácil de fazer.

Mudando de assunto, vc deveria ter feito o top álbum. Não sei onde vc acha trabalhoso. É divertido, ter que escolher entre a melhor trilha e o trabalho do seu compositor favorito - o que terei que fazer no meu top para esse ano!
u_u